terça-feira, 22 de abril de 2008

ANIMAÇÃO CULTURAL

Não se poderá entender o processo de mutação que estamos vivenciando limitando o pensamento das revoluções democráticas, industriais e culturais sendo realizadas separadamente, ou seja, em bloco. Todo o tecido social está sendo profundamente afetado pelo progresso da democracia, da indústria e pela extensão propagada pelos meios de comunicação de massa, afirma Cevasco.Desta maneira, os bens culturais deverão ser também compreendidos no interior da lógica de produção, sempre relacionados a valores e sensibilidades que permitam uma vivência harmoniosa e concreta na sociedade. O desafio será então o de criar condições para que todos possam ter acesso aos produtos culturais, disseminando o pensamento que as camadas populares também participam da cadeia produtiva de bens culturais e que, então não serão apenas consumidores (quando permitidos) destes mesmos bens.
Uma política cultural que se permita ser comprometida com os aspectos de transformação social vigente e que pense arte, cultura e produção cultural levando em consideração seus aspectos multifacetados, ao mesmo tempo em que assuma claramente o compromisso com a maioria da comunidade. Uma política cultural que deverá desde já abandonar a idéia da simples oferta de atividades e eventos, mas que garanta as condições necessárias para o investimento em projetos que cumpram com o papel de formação, levando sempre em consideração as diversidades de manifestações culturais que seu povo produz e consome.
Cabe então uma pergunta: Quem estabelece o que seja tradição? O que realmente chamamos de tradição? Como e quem poderá incutir valores, sejam eles positivos ou negativos as manifestações culturais desse povo? Pergunta Vitor de Andrade Melo. Seus questionamentos e inquietações se apresentam como sinal de alerta para os Animadores Culturais e Instrutores de Arte e Ofício que atuam na rede municipal de ensino em Campos dos Goytacazes, pois estes não deverão ignorar os cânones, mas nunca idolatrá-los a partir de julgamento a priori.
Por uma educação que liberte e seja libertária.
Pense nisso e uma semana de evolução e progresso.

Um comentário:

Manuela Navarro disse...

Oi... Adorei seu blog.. está bem informativo e com uma linguagem super legal!
Parabéns!

bjão